A presença digital se tornou essencial nos últimos anos, e ter um site já não é mais para poucas empresas. Cada vez mais, os pequenos negócios estão aproveitando essa oportunidade e ganhando espaço na internet. Isso porque eles perceberam que a maior parte dos consumidores está on-line.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que 82,7% dos domicílios nacionais possuem acesso à internet. Outra pesquisa, a Digital 2022, também apontou que mais de 165 milhões de brasileiros tinham acesso à internet em janeiro de 2022.
O que antes era apenas uma tendência tornou-se realidade: consumidores e potenciais clientes estão on-line, trabalhando, estudando, se relacionando, se divertindo e, principalmente, fazendo negócios e comprando produtos e serviços. Existem inúmeros canais digitais, como as redes sociais e os aplicativos de mensagens, mas nenhum deles substitui o site, um dos principais canais de relacionamento e contato dos pequenos negócios com seus clientes.
Está gostando desse conteúdo? Compartilhe ➡️
O que antes era apenas uma tendência tornou-se realidade: consumidores e potenciais clientes estão on-line, trabalhando, estudando, se relacionando, se divertindo e, principalmente, fazendo negócios e comprando produtos e serviços. Existem inúmeros canais digitais, como as redes sociais e os aplicativos de mensagens, mas nenhum deles substitui o site, um dos principais canais de relacionamento e contato dos pequenos negócios com seus clientes.
Como as redes sociais funcionam por meio de algoritmos que podem acabar prejudicando a visibilidade do seu negócio, não basta estar nas redes sociais. Quando você tem um site, o domínio é seu e você não fica tão dependente das mídias sociais.
O site é um conjunto de páginas na internet que traz recursos e conteúdos sobre uma empresa ou pessoa. Ele pode ser institucional, e-commerce, hotsite (para atividades ou eventos temporários), landing pages (para captura de contatos) ou blog. Ele também pode contar com mais de um desses tipos.
Seu principal objetivo é divulgar a marca e os conteúdos das empresas, com produtos, serviços, fotos, vídeos e materiais temáticos. Os sites também podem oferecer recursos, como transações comerciais.
Criar um site para sua empresa, portanto, é uma forma de divulgar o seu negócio, atrair o seu potencial consumidor e torná-lo, efetivamente, um cliente. Quem ainda não tem presença on-line está perdendo vendas e oportunidades.
O site, hoje em dia, pode ser o primeiro contato com o cliente e a vitrine do seu negócio. Muitos consumidores pesquisam informações como endereço, telefone ou mesmo produtos e marcas em sites de busca antes mesmo de ir à loja.
Com um site, você reforça a presença da sua marca, porque ele carrega a identidade do seu negócio. Como você gostaria de ser visto pelo seu consumidor? Quais impressões você gostaria de causar? Por que o cliente escolherá a sua empresa e não a sua concorrente para fechar um negócio?
Se você é do ramo varejista, a sua loja pode estar em um site e você pode economizar no aluguel e nas contas de água e luz de uma loja física, por exemplo. Os sites são hospedados em um provedor pago, mas cujo valor fica abaixo dos gastos com uma loja física.
Com a comodidade de fazer uma compra com poucos cliques e receber os produtos em casa, sem precisar enfrentar trânsito, estacionar ou entrar em filas, muitos consumidores passaram a comprar pela internet. A pandemia de Covid-19 acelerou um pouco esse cenário, já que as lojas estavam fechadas e as pessoas precisaram manter distanciamento social.
Pesquisas mostram que, durante a quarentena, mais de 5 milhões de consumidores entraram no mundo virtual, e a maioria deles afirma querer continuar comprando pela internet.
Você já sabe por que ter um site é essencial. Agora, a pergunta é: quanto tempo mais você vai adiar o crescimento do seu negócio? Enquanto você pensa, seus concorrentes estão online, conquistando clientes e fortalecendo sua marca
Vamos transformar sua presença digital agora mesmo! Fale comigo no WhatsApp e descubra como ter um site incrível que trabalha para você 24/7.